'4 autores negros escrevendo novelas': Diretor da Globo, Amauri Soares faz confissão sobre mudança radical na TV, atores pretos em destaque e Bella Campos em 'Vale Tudo'
Publicado em 21 de abril de 2025 às 13:08
Todo-poderoso da Globo, Amauri Soares confessa mudanças sobre negros na emissora e revela críticas sobre Bella Campos em 'Vale Tudo' e racismo em 'Garota do Momento'
'Vale Tudo' conta com diversos atores pretos, entre eles, Antonio Pitanga, Bella Campos e Taís Araújo Diretor dos Estúdios Globo, Amauri Soares revela que há quatro autores negros prontos para assumir novelas na Globo Diretor dos Estúdios Globo, Amauri Soares cita racismo sobre Bella Campos em Vale Tudo: 'Eu fiquei me perguntando, se ela fosse branca, se haveria isso.' 'Mania de Você' foi fracasso de audiência? A resposta de Amauri Soares, chefão da Globo, sobre desempenho abaixo do esperado da novela: 'Vamos processar...' Amauri Soares concedeu uma recente entrevista ao Jornal O Globo e comentou sobre a baixa audiência de 'Mania de Você'.

Prestes a completar 60 anos no próximo dia 26 de abril, a TV Globo vive um momento de reinvenção. Em meio a desafios de superar números baixos de audiência e críticas ao formato atual das novelas, a emissora aposta em mudanças drásticas em todos os setores, principalmente no campo da diversidade.

Atualmente, três novelas originais da Globo contam com protagonistas pretas: Duda Santos em 'Garota do Momento', Jéssica Ellen em 'Volta por Cima' e Taís Araújo/Bella Campos em 'Vale Tudo'. 

Hoje visto como avanço na teledramaturgia brasileira, essa mudança deve ser vista com naturalidade, como diz o diretor-executivo da emissora, Amauri Soares, para o site Notícias da TV.

“Eu vou te dizer, a gente está muito satisfeito com o resultado. A gente tem hoje três protagonistas negras, a gente troca a novela e continua tendo uma protagonista negra. As próximas também serão. Vem aí Dona de Mim, que também tem uma protagonista negra, que é a Clara Moneke, que vai ser babá de uma criança, também negra, criada por uma família branca", comenta.

Amauri destaca que a TV Globo vem adotando metas de diversidade há alguns anos, inclusive na contratação de pessoas negras nos setores de criação, produção ou gestão. “Porque, se o autor escreve um personagem negro, esse personagem precisa ter as características, a vivência de um personagem negro, as dores e as delícias de ser negro", pontua. 

Autores negros assumem novelas na Globo

O especialista também deixa claro a chegada de autores negros em histórias autênticas e em solo, algo impensável anos atrás. "Nós temos quatro autores negros escrevendo novela. Como titulares. Alguns jovens titulares vão ter o acompanhamento, o apoio de autores mais experientes. Mas a história é dele, a novela é dele. Será uma ajuda mais com a métrica de capítulos", confessa. 

Reflexões sobre Bella Campos e racismo em 'Garota do Momento'

Questionado sobre as críticas em torno de Bella Campos como Maria de Fátima no remake de 'Vale Tudo' por conta do racismo, Amauri levantou uma questão importante: “Eu fiquei me perguntando, se ela fosse branca, se haveria isso. Não sei te dizer, mas essa precipitação de ir julgando faz parte das dinâmicas das redes, né? Que bom que pelo menos as pessoas viram e reconheceram, escreveram pedindo desculpas."

Ainda sobre o elenco da atual novela das nove, o diretor elogia a atuação de Taís Araújo: "É difícil comparar, mas eu acompanhei vários dias no estúdio, fui ver, conversei com a Taís e falei: 'É a Taís como a gente nunca viu'. Eu não tenho dúvida, está sendo a melhor atuação da carreira da Taís".

Por outro lado, Amauri não se aprofunda sobre o fato de 'Garota do momento' deixar de discutir abertamente o racismo apresentado na trama. "As cenas de racismo acontecem, as pessoas veem, ficam desconfortáveis e você vai ver os personagens reagindo e os contrapontos acontecendo na medida em que a história avançar."

Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
Sobre
Palavras-chave
Entretenimento Novelas Novela Vale Tudo TV TV Globo Resumo de novela
Tendências
Todos os famosos
Top notícias Novelas
Últimas notícias das Novelas
Karsu tem conversa decisiva após traição do marido, Reha, e descoberta do filho perdido: resumo do capítulo de segunda-feira (2/3) da novela 'Coração de Mãe'
Karsu tem conversa decisiva após traição do marido, Reha, e descoberta do filho perdido: resumo do capítulo de segunda-feira (2/3) da novela 'Coração de Mãe'
27 de fevereiro de 2026
Meu Deus! Respire fundo ao descobrir como Gerluce será PRESA em 'Três Graças' - pelas mãos do amor da sua vida, Paulinho
Meu Deus! Respire fundo ao descobrir como Gerluce será PRESA em 'Três Graças' - pelas mãos do amor da sua vida, Paulinho
27 de fevereiro de 2026
Morte de Jorginho na novela 'Três Graças': Samira, assassina cruel do criminoso, vive nova tragédia com amante; revelação de segredo vem à tona
Morte de Jorginho na novela 'Três Graças': Samira, assassina cruel do criminoso, vive nova tragédia com amante; revelação de segredo vem à tona
27 de fevereiro de 2026
Novelas
Últimas Notícias
Últimas Notícias