Inácia também é cultura! Em 'Renascer ', a personagem de Edvana Carvalho tem ganhado maiores proporções fora das telas. Religiosa, Inácia ensina os preceitos do candomblé, além disso, a mãe de Ritinha (Mell Muzzillo) tem visões sobre o futuro e conversa com mortos.
A partir do crescimento das histórias de Inácia, Edvana Carvalho tem recebido mensagem de telespectadores cristãos, evangélicos e católicos, que consideram ter expandido a visão sobre religiões de matriz africana após verem cenas da ialorixá na novela.
A artista disse, em entrevista ao podcast Papo de Novela, do Gshow, que "se comunicar com seu povo, na sua época. Falar de coisas que são importantes para o seu tempo, o presente".
Edvana relata comentários positivos dos fãs da novela, o que a surpreende. "Eu recebo nas redes, mensagens de pessoas dizendo assim: 'Sou evangélica, mas a forma com que você tá trazendo as religiões de matriz africana [na novela] me faz querer aprender mais sobre, porque nunca me foi ensinado desse jeito'. Então, isso que é legal, é importante que aconteça."
A artista se emocionou com o comentário de uma católica, que chorou ao ver uma cena de Inácia e sua ligação com a divindade Iemanjá. "Uma senhora me falou: 'Sou católica apostólica romana, mas uma vez uma amiga me levou em um lugar e me disseram que eu era de Iemanjá, e quando eu vi sua cena de Iemanjá eu fiquei chorando, aos prantos. É uma coisa linda, que bom saber que isso é lindo também'. É essa discussão que a gente tenta trazer, como tantos outros assuntos que a novela aborda também", declarou.