Pigmentação nos seios recuperou autoestima de administradora após mastectomia
Publicado em 18 de outubro de 2018 06:31
Por Purepeople
Falar sobre formas de melhorar a autoestima das pacientes com câncer de mama é mais do que essencial. E a reconstrução dos seios, junto com a pigmentação que recria a auréola, ajuda a devolver a feminilidade, o bem-estar e a sexualidade das mulheres, assunto que já deixou de ser um tabu há tempos, graças ao Outubro Rosa. A carioca Ana Cristina Lopes, de 48 anos, passou pela mastectomia, colocou próteses de silicone e ainda recriou o bico dos seios com a técnica que imita tatuagem. 'Acho que as mulheres têm que fazer, sim'.
O Outubro Rosa é o mês de conscientização contra o câncer de mama
Ana Cristina Lopes, de 48 anos, passou pelo câncer de mama e mastectomia e reconstruiu os seios com próteses de silicone e pigmentação. Ela está com a autoestima lá no alto!
Depois da mastectomia, a cicatriz costuma ficar aparente, e a pigmentação serve para recriar o bico do seio
A reconstrução das mamas pode ser feita de várias formas: a mais comum é a prótese de silicone
Os seios de Ana Cristina Lopes depois da reconstrução e da pigmentação nas mamas
A pigmentação é uma espécie de tatuagem que imita o bico do seio
A reconstrução das mamas e a pigmentação que recria o bico do seio ajudam a melhorar a autoestima das mulheres que tiveram câncer de mama
Veja + após o anúncio

Nem todas as pacientes com câncer de mama precisam passar pela mastectomia, que é a retirada total dos seios, ou pela segmentectomia, que é a retirada parcial, mas para quem enfrenta essas cirurgias, a autoestima costuma ficar abalada. A administradora Ana Cristina Lopes, assim que descobriu o câncer, em janeiro de 2017, não deixou a peteca cair, assim como outras mulheres inspiradoras: ela tinha certeza de que não gostaria de ficar sem os seios e, por isso, optou pela reconstrução com prótese de silicone, além de fazer a pigmentação da auréola em um dos seios. "Ficar sem a sua mama é muito complicado, principalmente para as pessoas que são mais novas e para as que estão casadas. É uma agressão grande porque, por mais que você, teoricamente, não vai ter mais a doença, você fica com vergonha de se expor para as pessoas, para que elas vejam aquela costura", contou ao Purepeople.

Próteses foram colocadas no mesmo dia que a mastectomia

Ana Cristina considera que teve sorte: ela conseguiu colocar as próteses de silicone no mesmo dia em que fez a mastectomia. "O mastologista achou melhor remover a mama direita toda e fiz uma mastectomia radical. E como eu tinha um nódulo na esquerda, ele achou melhor fazer a mastectomia parcial para, futuramente, não ter o retorno do câncer. Fiz a mastectomia, ocorreu tudo bem. No mesmo dia, consegui colocar as duas próteses. O tamanho do silicone que eu coloquei foi basicamente o tamanho da mama que eu tinha, pouca coisa menor. Nem sempre se consegue colocar, mas fiz as cirurgias com as duas equipes, tanto do mastologia quanto a do cirurgião plástico, aproveitando a cirurgia da retirada", conta.

Saiba mais: tudo sobre mamografia, o exame que detecta o câncer de mama

Pigmentação é indolor e pode ser feita em clínica de estética

Depois de 60 dias com as próteses, Ana fez a pigmentação no bico do seio direito - já que o do seio esquerdo se manteve intacto após a mastectomia. O procedimento, que é como se fosse uma tatuagem, foi feito em uma clínica de estética e orientado pela instrumentadora da equipe do cirurgião plástico que colocou as próteses. "É um desenho para que não fique tão agressivo estar sem o bico do seio. As profissionais misturam as cores para ficar da sua cor mesmo. É muito tranquilo, não senti dor nenhuma, porque elas colocam anestésico. O máximo que sente é uma quentura pequena, nada demais", conta. A "tatuagem" durou cerca de 2 horas, e o resultado ficou bem realista. "Ficou mesmo. Ela ia fazendo bem devagar, é muito delicado, vai pintando cada parte".

Apoio à reconstrução das mamas e à pigmentação: 'Para mim, foi ótimo'

Ana diz que encarou muito bem a cirurgia, além de passar por 4 sessões de quimioterapia com tranquilidade. Hoje, ela faz manutenção com remédios, fase que deve durar 10 anos. Ter as mamas reconstruídas, para ela, foi uma decisão positiva tanto para seus familiares quanto para seu companheiro. "Para mim, foi ótimo. O primeiro dia em que fiquei despida para ele, fiquei meio assim... Mas foi tudo muito normal, e a gente tem uma vida tranquila e ativa. E isso é muito importante, acho que as mulheres têm que fazer, sim", diz, lembrando que manter a tranquilidade depois da descoberta da doença é fundamental. "Se não tiver a cabeça boa, você se denigre e não quer botar outro peito, não quer fazer nada".

(Por Beatriz Doblas)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Beleza Outubro Rosa Mulher Principais notícias
Sobre o mesmo tema
Não foi só Anitta! Além de cantora, 6 famosas deixaram seios à mostra em looks ousados para festas após Oscar
Não foi só Anitta! Além de cantora, 6 famosas deixaram seios à mostra em looks ousados para festas após Oscar
11 de março de 2024
'Desesperador': Gabi Martins revela choro após ser traída por fantasia e deixar seios à mostra na Sapucaí
'Desesperador': Gabi Martins revela choro após ser traída por fantasia e deixar seios à mostra na Sapucaí
13 de fevereiro de 2024
Notícias similares
Ué, e o rycavírus? Antes e depois de Thor Batista viraliza e web não perdoa novo visual de filho de Luma Oliveira e Eike Batista
Ué, e o rycavírus? Antes e depois de Thor Batista viraliza e web não perdoa novo visual de filho de Luma Oliveira e Eike Batista
26 de fevereiro de 2024
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
Make de Halloween: expert ensina a fazer caveira mexicana fácil e estilosa!
31 de outubro de 2023
Últimas Notícias
Últimas Notícias