Afonso (Romulo Estrela) vai fingir ter acreditado na inocência de Catarina (Bruna Marquezine) para desmascarar a mulher nos próximos capítulos da novela "Deus Salve o Rei". As maldades e assassinatos cometidos a mando da filha legítima de Brice (Bia Arantes) começam a ser descobertos pelo soberano quando ele acha restos de pólvora na mina explodida em plano da vilã, suspeita da rainha má e a confronta. "Ela é uma assassina!", conclui o monarca em conversa com Gregório (Danton Mello). A sequência está prevista para ir ao ar dia 12 de julho, faltando 18 dias para o fim da trama medieval. Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro nesta quinta-feira (28).
Para saber quem está por trás do atentado que deixou Montemor na ruína, Afonso pede que sejam investigados todos os alquimistas do reino. Isso porque, na época, a pólvora era uma substância rara. A filha de criação de Augusto (Marco Nanini) temendo ser descoberta ordena a Delano (Jaedson Bahia) que mate o feiticeiro, achado sem vida por Tiago (Vinícius Redd), que descobre a joia que Catarina lhe deu como pagamento. E é aí que o irmão de Rodolfo (Johnny Massaro) simula ter acreditado na mulher, assassina de Ísis (Isis Pessino), ordenando a expulsão do irmão de Amália (Marina Ruy Barbosa) do seu exército. Gregório, então, tenta abrir os olhos de Afonso. "Perdoe-me a franqueza, mas ao ficar ao lado da rainha Catarina e contra Tiago, vossa majestade está cometendo um erro muito grave", diz.
Na mira do irmão pela posse do trono de Montemor, o rei decide revelar o que acha da mulher. Não tenho dúvida alguma disso! Catarina foi a mandante da explosão da mina! Aquela mulher... Ela matou dezenas de inocentes! Ela é uma assassina! Como ela foi capaz?! E ainda pensa que pode me fazer de idiota!", dispara, fora de si. Sem entender, o conselheiro pergunta: "Então vossa majestade estava enganando a rainha o tempo todo... Mas com que intuito?". E Afonso assente. "Ganhar tempo para encontrar uma prova definitiva, contra a qual Catarina não tenha defesa. Por isso fingi e continuarei fingindo que acredito nela. Catarina pagará por cada vida perdida naquela tragédia!", afirma.
Gregório pergunta: "O que devo fazer para ajudá-lo, majestade?". E o rei explica seus planos. "Seja discreto. Para que esse plano dê certo, ninguém pode saber que eu estou fingindo. Não fale nada a Tiago, Amália, Diana (Fernanda Nobre)... Ninguém! Todos precisam acreditar que eu estou do lado de Catarina. Principalmente ela", relata. "Todos vão odiá-lo, majestade", retruca o conselheiro. "Não importa. Para desmascarar Catarina de uma vez por todas, é o que eu preciso fazer", diz, enfático, o ex-noivo de Amália, de quem se tornou amante após o casamento com a vilã.
(Por Guilherme Guidorizzi)