A atriz Odete Lara morreu no início da manhã desta quarta-feira (4), aos 85 anos. Segundo o jornal "O Globo", ela sofreu um infarto, por volta das 7h15, na clínica de repouso onde morava no Rio de Janeiro. A artista está atualmente no ar na reprise da novela "O Dono do Mundo" (1991), no canal pago Viva, atuando ao lado do ator Hugo Carvana, morto em outubro do ano passado.
A trama marcou a estreia dela na Globo, após atuações em folhetins das TVs Tupi e Excelsior, nas décadas de 60 e 70. Para interpretar Ester em "O Dono do Mundo", o convite partiu do próprio autor, Gilberto Braga. Ele já a havia chamado para viver a vilã Odete Roitman, em "Vale Tudo" (1988), mas a atriz recusou o papel. Seu último trabalho na TV foi na novela "Pátria Minha" (1994), também de Gilberto Braga.
Odete tinha em seu currículo mais de 40 filmes, entre eles, "Bonitinha, mas ordinária" (1963) e "Vai trabalhar, vagabundo" (1973). Além de atriz, ela também cantava e chegou a dividir o palco com nomes como Vinicius de Moraes e Chico Buarque. Quando estava no auge da carreira, se converteu ao budismo, largou o estrelato e se isolou na Região Serrana do Rio de Janeiro.
Odete foi casada com o autor da minissérie 'Felizes para Sempre?'
Na juventude, Odete enfrentou uma tragédia. Seus pais, imigrantes italianos, se suicidaram. Para gerar alguma renda, a bela jovem loira e de olhos verdes começou a trabalhar como modelo e participou do primeiro desfile de moda do Brasil. Depois disso, virou atriz.
Odete foi casada com os dramaturgos Oduvaldo Vianna Filho, Euclydes Marinho - autor da minissérie "Felizes para Sempre?", que gerou muita repercussão com a cena de fio-dental de Paolla Oliveira - e com o diretor Antonio Carlos Fontoura, mas não teve filhos.
O velório de Odete será realizado no Parque Lage, na Zona Sul da capital fluminense, a partir das 16h30, e, depois, o corpo vai seguir para a cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, onde será cremado.
José Wilker e Jair Rodrigues também morreram por causa de infarto
Em 2014, o mundo artístico se despediu de José Wilker e Jair Rodrigues também por causa de infarto. O ator sofreu um fulminante enquanto dormia na casa da namorada. O cantor também foi vítima de um infarto fulminante enquanto estava na sauna de sua casa.
Renato Aragão teve mais sorte. Ele sofreu um infarto, mas, felizmente, passou por uma angioplastia às pressas. Após o susto, ele revelou o que pediu a Deus. "Não me leve agora".