Mariana Ximenes posou para a capa da revista "Joyce Pascowitch" de dezembro e na entrevista falou sobre carreira e amor. A atriz, que admite estar solteira, defendeu a ideia de que é importante buscar a felicidade no amor. Sexualmente, a atriz diz que é a favor da felicidade: "Não tem regra", diz ela e acrescenta: "Ser feliz é algo que dá trabalho para todo mundo. Para os héteros, inclusive".
Na entrevista, Mariana limita-se a dizer que não está namorando, sem dar detalhes de quando seu relacionamento com o publicitário Lucas Mello chegou ao fim. Os dois estavam juntos desde setembro de 2011. A atriz justifica que ator não é como político, que lida com assuntos e dinheiro públicos. E avisa que evita expôr assuntos pessoais nas redes sociais: "Você precisa de bom senso para saber até onde pode ir. Tem assuntos só meus, eu não divido nem com os meus amigos".
Ela cita os atores e amigos Glória Menezes e Tarcísio Meira, que recentemente fizeram bodas de ouro, como exemplo de casal que admira. "Um casal pode ter desavenças, eles mesmos contam que em determinada época estiveram próximos de um rompimento, mas o amor supera tudo", analisa.
A artista contou detalhes da criação de sua personagem em "Joia Rara". Para compor Aurora, a dançarina burlesca, a atriz buscou referências em divas como Marlene Dietrich, Edith Piaf e na estrela alemã Ute Lemper. Foi em um dos espetáculos de Ute que Mariana se inspirou para soltar a voz na novela. "Queria cantar como ela", admitiu.
A atriz conta com a ajuda da diretoraAmora Mautner para brilhar nas apresentações de Aurora. Segundo ela, a proposta da personagem é fazer a cena como se fosse em um teatro. "Tivemos uma reunião com todo mundo da produção, iluminador, figurinista, chefe de caracterização, coreógrafo, diretora de arte e de efeitos especiais para discutir como seria", explicou. A cena teve influência de Pina Bausch, Gwen Verdon, Madonna e Beyoncé. Recentemente, Mariana disse que sonha em interpretar Hebe Camargo nos cinemas.