Um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira, Marcos morreu neste domingo (11), aos 61 anos, em sua casa, num condomínio na Barra, por volta das 21h, decorrente de uma embolia pulmonar. Ele participou de 37 novelas como ator, dirigiu 17 atrações na Rede Globo, e lutava contra um câncer de esôfago desde maio de 2011.
A atriz Antônia Fontenelle, viúva de Marcos, que foi casada com ele durante seis anos, desabafou no Twitter na noite do domingo: "Meus amores, acabou. Dessa vez a notícia não é boa. Depois de tudo que passamos, Deus quis assim. Que Deus me dê toda força e sabedoria". Ela chegou ao velório cercada de seguranças e chorou muito quando avistou os jornalistas. Após se acalmar, Antônia voltou e fez uma declaração rápida e emocionada: "Foi uma grande parceria. Nossa história foi muito linda, muito especial. Ele foi um anjo na minha vida. Com ele pude conhecer quem é a Antônia e até onde ela pode ir. Ele vai estar comigo sempre. Conheci o Marcos como homem, não como diretor e ator. Não conhecia muito os trabalhos dele, ele que me mostrou muita coisa depois. A morte dele foi completamente inesperada, não falávamos de doença e nem de medo da morte em casa. Conversávamos muito sobre trabalho. Ele era muito ativo, adorava o que fazia. Estava tudo certo, mas ele teve uma embolia pulmonar e morreu rápido, nos meus braços".
Em entrevista exibida ao vivo no programa "Encontro com Fátima Bernardes", nesta manhã, a atriz Renata Sorrah, que foi casada com o diretor e é mãe de sua primogênita, Mariana, deu um depoimento emocionado durante o velório: "Ele era maravilhoso, foi meu marido, pai da minha filha, um grande amigo e diretor", disse. "Posso dizer que esse é um momento tão triste, foi inesperado e tenho por ele uma eterna gratidão. Tivemos uma filha, que é a coisa mais preciosa que eu tenho. Agora tenho netos... O Miguel é tão parecido com ele, lembra muito", completou. Dirigida por ele em "A Indomada", Sorrah ainda comentou sobre a relação profissional que tinha com o ex-marido. "Ele era cuidadoso, atencioso, talentoso... Vou sentir uma eterna saudade. A lembrança dele continua na minha filha e nos meus netos", contou.
Flávia Alessandra, que foi casada com o ator de 1997 a 2002, foi uma das primeiras a chegar ao velório, abraçada à filha que tiveram juntos, Giulia, e acompanhada do atual marido, Otaviano Costa. Também estiveram presentes no velório a ex-namorada do diretor e atriz Malu Mader, o diretor Dennis Carvalho com a mulher, Deborah Evelyn , Otávio Augusto , Fernanda Vasconcellos , Cássia Kiss Magro , os humoristas Marcius Melhem e Leandro Hassum , Osmar Prado , Ana Rosa e Luigi Baricelli .
No final de outubro, o ator realizou uma série de exames que apontaram o câncer em total remissão e uma saúde perfeita, de acordo com a assessoria do Hospital São José, no dia 31 de Outubro. Segundo o oncologista Fernando Maluf, Marcos Paulo só precisaria realizar novos exames em 2013. Sua última aparição pública foi no 9º Amazonas Film Festival, na sexta-feira (9), em Manaus.