O velório de Domingos Montagner reuniu colegas de profissão e familiares do ator na manhã deste sábado (17), no Teatro Fernando Torres, em São Paulo. Restrito às pessoas mais próximas, o jornalista José Roberto Burnier foi recebido por Francisco Montagner, irmão do artista, na entrada do local, para saber quais eram os planos do protagonista da novela "Velho Chico" e como a família está lidando com a perda. A entrevista foi exibida ao vivo pelo programa "É de Casa".
"Era um momento muito bonito da carreira dele e estava muito feliz com o término desse trabalho e preparativo para outros. Estava curtindo bastante a família, planos novos. Enfim, foi um chamamento maior que temos que entender. Faz duas semanas que ele comprou uma casa, eu participei de todo o processo, eu entreguei as chaves para ele há dois fins de semana e eles estavam fazendo planos de reforma na nova moradia", contou Francisco, referindo-se ao irmão e à cunhada, a produtora Luciana Lima, presente no velório desde cedo, mas sem os três filhos.
Domingos morava com a mulher e os filhos na pequena cidade de Embu das Artes, fora da Grande São Paulo, e para facilitar a vida corrida de trabalho, ele optou por adquirir um imóvel na capital. "E ia ajudar muito a Lu com as crianças por ficar mais próxima da escola, o deslocamento dela ficaria mais simplificado. Ele pensava muito nisso, já que ficava um bom tempo ausente. Estivemos juntos a última vez nesse almoço de domingo, na entrega das chaves da casa".
'Os filhos preferiram ficar em casa com as imagens do pai que ele sempre foi'
Em outro momento da entrevista, Francisco explicou a ausência dos filhos de Domingos e Luciana no velório: "Foi uma conversa que a Lu teve e ela explicou muito bem, pois sempre teve um bom diálogo, sobre esse rito de passagem. Eles também acharam e compreenderam, então decidiram ficar em casa, guardando as imagens do pai como ele foi sempre. Espero que tenha sido para eles a decisão adequada. O futuro dirá. O mais velho talvez entenda melhor a necessidade de ter esse rito de passagem e optou ficar em casa, os mais novos seguiram a mesma decisão".
Antes de se despedir, o irmão do ator agradeceu o carinho e apoio do público. "O Brasil teve oportunidade de conhecer o Domingos Montagner e não o ator Domingos. Espero que todos tenham o seu conforto pessoal de alma, isso vai fortalecer a tranquilidade dele, para que ele nos veja bem. Ele está bem". Vale ressaltar que o artista será homenageado no último capítulo da novela.
(Por Carmen Lúcia)