Muito antes de se apresentar no encerramento da Copa do Mundo de 2014, Shakira já soltava a voz e mostrava o seu talento. Mas, naquela época, a artista colombiana ainda com os cabelos negros e ondulados cantava em casa e gravava as suas performances. E foi aos 13 anos que a cantora deu o pontapé inicial na carreira, quando gravou seu primeiro LP, "Magia", em 1990.
A partir daí, a futura mulher do jogador Piqué passou a se apresentar em vários programas de televisão. Em 1993, Shakira participou pela primeira vez do tradicional Festival de Viña del Mar, no Chile. E ficou com a terceira colocação por decisão de júri, que contava com nomes como Ricky Martin, ao cantar "Eres". No mesmo ano, a cantora lançou seu segundo disco, "Perigo". A capa nem lembra as fotos sensuais que estampariam álbuns como "Oral Fixation" (2005). Naquele CD, a colombiana aparece caracterizada como Eva.
A carreira só viria a decolar em 1996, quando o disco "Pies Descalzos" foi lançado internacionalmente. No mesmo ano, fez a primeira turnê fora da Colômbia e comemorou a marca de 5 milhões de cópias. Em 2013, a estrela experimentou o cargo de jurada ao assumir o posto de técnica do "The Voice".
Cantora é mamãe coruja
Já se relacionando com o zagueiro do Barcelona, Shakira deu à luz Milan em janeiro de 2013. A família aumentou em janeiro deste ano, com o nascimento de Sasha. Uma das 100 mulheres mais poderosas do mundo, ela se derreteu ao ver o caçula chutando uma bola de futebol, aos 6 meses de idade, e ao ensinar o primogênito a ler, com um aninho.
(Por Guilherme Guidorizzi)