Quando foi chamada para fazer "Amores Roubados", Dira Paes já acreditava no sucesso da minissérie, que estreou nesta segunda-feira (6). Mas a atriz confessa, em entrevista ao Purepeople, ter se surpreendido com a repercussão das cenas de nudez que fez na pele da sensual e expansiva personagem Celeste. "Sabia que o trabalho causaria impacto, mas já no primeiro capítulo? Isso é um sinal de que o público se envolveu com os personagens", diz ainda surpresa a atriz, cujas cenas quentes protagonizadas com Cauã Reymond já são um dos destaques da trama dirigida por José Luiz Villamarim.
O ator, aliás, já tinha dito que as cenas de sexo com Dira surpreenderiam o telespectador. Ele chegou a compará-la com a atriz Sonia Braga e fez elogios ao seu belo corpo. " Cauã é um príncipe. Fico feliz com os elogios porque ele tem muito bom gosto", afirma Dira. Fazer cenas de nudez, no entanto, não chegam a ser uma novidade para a atriz, que tem extensa lista de trabalhos no cinema. Ela atribui o frisson do novo trabalho por estar sendo veiculado na TV. "Tudo toma uma proporção muito maior, pois muito mais pessoas assistem. Mas quem faz sucesso é Celeste e não a Dira. Nunca me coloco à frente dos meus personagens", frisa, modesta. Confira a seguir a entrevista com Dira Paes:
Purepeople: Esperava essa repercussão da personagem?
Dira Paes: Sabia que o trabalho causaria impacto, mas já no primeiro capítulo? A cena começa em um plano aberto e depois vai para quatro paredes, mostrando a intimidade do casal. Isso é sinal de que o público se envolveu com os personagens.
Purepeople: Cauã já havia alertado que as cenas com você seriam bem polêmicas...
Dira: Ele já estava dando pista (risos). Quando li as cenas, sabia que ali tinha uma fêmea com muita sensualidade. Ela vê prazer no perigo, na aventura... Trabalhamos a intimidade e o encanto entre os dois. Esse casal já começa a trama junto e tínhamos que mostrar essa empatia.
Purepeople: O ator disse que você tem um 'quê' de Sonia Braga e que seu corpo vai causar inveja.
Dira: Tomei isso como um elogio. Primeiro porque Sônia é um ícone de mulher brasileira e uma excelente atriz. Segundo, pelo elogio ter vindo de Cauã, que tem muito bom gosto. A brasileira é muito sensual e isso não está só em mim: está na Isis (Valverde), na Patricia (Pillar), na Cássia (Kis Magro), que têm um corpo lindo. Na hora da gravação, o diretor nos pedia para acender a libido do telespectador. A ideia é essa.
Purepeople: E vocês dois já apostavam nessa 'química'?
Dira: Cauã é um príncipe! Tivemos uma empatia imediata. Ele é um ator intrigante, provocante, sedutor e de uma generosidade enorme em cena. Então, não foi difícil desenvolver uma intimidade com ele. Desde os ensaios construímos elementos para que pudéssemos mostrar essa relação que não estava começando. Porque o público não acompanhou esse início da paixão, esse auge.
Purepeople: Cássia Kis contou que para criar a relação conflituosa com Cauã (os dois vivem mãe e filho), eles passaram a se ignorar fora de cena. Vocês também criaram esse 'jogo' para conquistar mais intimidade?
Dira: O nosso jogo foi ter despudor. Tívemos entrega grande para poder já entrar aquecido. Durante os ensaios criamos exercícios como se os personagens se conhecessem, se olhassem... A gente se seduzia.
Purepeople: Usou esse despudor para cenas de nudez?
Dira: Esse despudor é da personagem e não meu. Ela é muito chique, não é nada sem propósito. Mostramos a intimidade do casal e, entre quatro paredes, não poderia ter pudor. Nunca me permiti ser a persona da personagem.
Purepeople: Mas é inegável que você exibe um corpo belíssimo em cena. Fez alguma preparação corporal?
Dira: Sou uma pessoa que tem uma disposição física cotidiana. Sempre fiz atividades físicas e estou mostrando o corpo de sempre. Não fiz um trabalho específico para a minissérie, mas intensifiquei o que já fazia. Sou o tipo de pessoa que quando não quer malhar, não malha! Não tenho essa obrigação. Mas procurei malhar três vezes por semana. Faço exercícios aeróbicos com resistência e musculação. Mas nada radical! Vivo uma fase de equilíbrio e o corpo, definitivamente, não é uma grande preocupação. Na Lucimar (da novela "Salve Jorge"), por exemplo, eu estava com o mesmo corpo. Mas não estava nua. risos.
Purepeople: Como a personagem desperta a líbido, de repente, pode surgir algum convite para posar para revista masculina. Toparia?
Dira: Não recebi nenhuma proposta ainda. As coisas têm o seu tempo e o seu lugar. Acho o trabalho lindo e não tenho nada contra. Esse é um assunto muito subjetivo. Não digo nunca, mas a minha vida vai para outros caminhos.
Purepeople: Tem novos projetos para TV em 2014?
Dira: Ainda não. De certo só que daqui há dois anos estou reservada para a próxima novela de João Emanuel Carneiro. Mas, na segunda-feira (11), começo a filmar uma comédia de Gustavo Acioli, onde faço uma senadora corrupta. Um caminho totalmente diferente de "Amores Roubados".
Purepeople: Então já se despediu de Celeste?
Dira: Sempre é uma dor se despedir de uma personagem. Para mim, é uma dor física mesmo. Quando termino um trabalho sempre tenho espinhas. É aquela relaxada que a gente dá e a imunidade baixa, sabe? O ator não passa invólucro por um personagem, pois sempre dá uma remexida na alma.
(Por Renata Mendonça)