Chocolate sem culpa: conheça a diferença entre os funcionais, orgânicos e diet
Publicado em 19 de outubro de 2018 14:54
Por Purepeople
Quem nunca burlou a dieta com um pedacinho de chocolate e depois ficou arrasada por não conseguir resistir à tentação? Não precisa ser um chocólatra assumido para entender que ficar dias, semanas ou meses sem ingerir um pedacinho dessa delícia é um dos piores castigos para quem inicia uma dieta. A boa notícia é que você não precisa mais eliminá-lo do seu cardápio. Purepeople fez uma seleção de chocolates mais saudáveis e com menos calorias para você ter seus momentos de prazer e sem culpa. Confira!
Anualmente a produção nacional do cacau movimenta cerca de 14 bilhões, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Mesmo assim, a produção do cacau no Brasil não é suficiente para atender toda a demanda nacional
Apesar de todos os pontos negativos dos chocolates ao leite, exitem hoje no mercado opções mais saudáveis, ricas em cacau
Os chocolates funcionais, por exemplo, são ótimos para manter a beleza da pele. Isso acontece porque a produção deles é feita com alimentos que têm propriedades funcionais
Os chocolates funcionais também podem ser veganos, como os chocolates feitos a partir da soja e da alfarroba
Além disso, os chocolates funcionais não levam acrécimos de ingredientes de origem animal, como leite e mel
Já os chocolates diets são boas opções para pessoas com problemas de diabétes
E os chocolates orgânicos são feitos livres de pestícidas! Legal, né?
Veja + após o anúncio

Iniciar uma dieta restritiva é sempre um conflito para quem deseja emagrecer ou conquistar uma alimentação mais saudável. Por mais que as frutas sejam uma opção nutritiva e saborosa, tirar o chocolate do cardápio costuma ser um dos momentos mais dolorosos desse processo. Mas nada está perdido! Se antes ele era considerado um vilão, hoje existem muitas maneiras de matar o desejo de comer essa delícia sem culpa, isso porque existem no mercado diferentes tipos de produtos com propriedades para atender a todas as necessidades. Você sabe a diferença entre chocolate funcional, orgânico e diet, por exemplo? Se a resposta é não e você tem pressa para entrar em forma até o verão sem abrir mão do docinho, o Purepeople te ajuda. A nutricionista Nicole Magluf esclarece dúvidas e nós destacamos nesta matéria algumas marcas disponíveis. Confira a seguir!

Chocolates funcionais: 'Contém substâncias que beneficiam a saúde'

Os chocolates funcionais são ótimos para a saúde. Eles realmente fazem bem. Além de ajudarem a controlar a tpm, ele contribuem ainda para a firmeza da pele. Sonho? Não. Essa é a proposta do produto: fornecer uma maior quantidade de nutrientes com menores quantidades em calorias. "Esses chocolates levam a adição de alimentos com propriedades funcionais, como a pimenta e a canela, diminuindo o risco de possíveis doenças, atuando no organismo e beneficiando a saúde", explica a nutricionista. Além da alta quantidade de cacau, que é mundialmente conhecido como um potente alimento antioxidante, os chocolates funcionais podem ser encontrados no mercado divididos em dois tipos: alfarroba e de soja.

Funcionais de alfarroba e soja. Go, vegan!

Ambos não contam com nenhum tipo de ingrediente de origem animal como mel, manteira ou leite. Os chocolates funcionais de alfarroba são uma ótima alternativa para a substituição do cacau nos alimentos, uma vez que tanto a cara quanto o cheiro são iguais ao fruto. Feito de uma espécie de vagem, a alfarroba é considerada menos calórica e não contém adição de glúten, sendo uma boa opção para os diabéticos e aqueles que sofrem com doenças celíacas. Os chocolates funcionais feitos a partir da soja também são isentos de glúten e lactose e ainda são ricos em cálcio, proteínas, fibras e vitaminas, sendo uma opção igualmente saborosa e vegana.

Chocolate dietético: 'Por não ter açúcar, não significa que é saudável'

Por ser um chocolate sem adição de açúcar, é ideal para pessoas com problemas de diabetes. A massa contém manteiga de cacau, leite em pó e soro de leite, entretanto, não servem para dietas cujo objetivo é a perda de peso. "Apesar de o chocolate diet ser sem açúcar, isso não significa que ele é saudável, uma vez que, para manter o gosto saboroso do docinho, existe uma compensação em outros ingredientes, como o acréscimo de gordura, que muitas vezes é igual ou mais calórico do que os chocolates do tipo ao leite", conta a nutricionista. Apesar de ser a aposta de muitos diabéticos, é necessário procurar a orientação de um médico especializado para que possa ser definida a quantidade em que pode ser consumido.

Chocolate orgânico: livre de produtos químicos

Atrás de cada barra de chocolate normal estão dois principais produtos agrícolas: o cacau e o açúcar. Entretanto, ambos são normalmente cultivados com o auxílio de fertilizantes químicos - componentes que vêm sendo frequentemente associados a efeitos nocivos para a saúde. No chocolate orgânico, o cacau e o açúcar presentes foram cultivados livres de conservantes e pesticidas, apenas com fertilizantes biodinâmicos e orgânicos. Tendo a garantia de que o alimento foi colhido e preparado em um sistema livre de produtos químicos.

(Por Martina Orlandini)

Veja + após o anúncio
Veja + após o anúncio
Palavras-chave
Corpo Beleza Bem-estar Principais notícias
Sobre o mesmo tema
5 livros escritos por mulheres que você precisa conhecer durante a Mega Oferta Amazon Prime
5 livros escritos por mulheres que você precisa conhecer durante a Mega Oferta Amazon Prime
11 de outubro de 2023
Conheça Vanessa Lopes: cotada para 'BBB 24', tiktoker teve affair de Medina após separação do surfista e Yasmin Brunet
Conheça Vanessa Lopes: cotada para 'BBB 24', tiktoker teve affair de Medina após separação do surfista e Yasmin Brunet
5 de janeiro de 2024
Notícias similares
5 perfumes femininos do Boticário para usar no calor e se manter cheirosa durante todo o verão
5 perfumes femininos do Boticário para usar no calor e se manter cheirosa durante todo o verão
17 de novembro de 2023
'De vários ângulos': Jojo Todynho exibe cintura marcada e bumbum na nuca em vestido coladinho em meio a processo de emagrecimento
'De vários ângulos': Jojo Todynho exibe cintura marcada e bumbum na nuca em vestido coladinho em meio a processo de emagrecimento
18 de janeiro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias